INTERCÂMBIO, COMUNICAÇÃO E CONEXÃO

Tomada a atitude de organizar sua ação individual local ofereça espaço a outras pessoas, bandas, ativistas, tudo em sistema de intercâmbio. Traga a sua banda aqui no nosso esquema e em troca você leva a nossa para o seu, por exemplo. O mesmo com circuitos de palestras, peças, debates, exposições. Crie uma rede de pessoas que não furam e que estejam dispostas a cooperar e amplie cada vez mais. Esse intercâmbio sempre foi o pilar de sustentação da cena independente, sempre foi o que possibilitou turnês de bandas independentes, organização de manifestações, troca de informações e etc. Não há motivos para crer que nos dias de hoje seja diferente.

Particularmente eu acho que as bandas são o ambiente mais frutífero para semear essa nova atitude na cena independente. Explico: são pessoas que já tem um interesse comum (música) e que já se reunem de tempos em tempos para um propósito comum (ensaios). Se as bandas começarem a produzir de maneira consistente algo a mais do que música e a trabalhar com as pessoas que naturalmente se agrupam em torno de seu trabalho (fãs), acredito que a tendência seja que todo esse novo espírito se espalhe com muita rapidez. Faça um zine de sua banda! Organize seus próprios shows e faça intercâmbio com outras bandas! Incentive as pessoas ao redor a formarem novas bandas e terem o mesmo tipo de atitude! É claro que a cena não deve se limitar as bandas mas acredito ser um bom começo, entre os inúmeros outros bons começos e boas idéias que devem surgir.

A internet é a ferramenta mais maravilhosa que surgiu nos últimos tempos. Aumentou muito a velocidade do que antes organizávamos através de cartas e assembléias que levavam muito espaço de tempo para acontecer. E ainda assim parece que as coisas aconteciam bem mais quando não tínhamos esse benefício. Pense. Use a ferramenta a seu favor. Localize e conspire junto com pessoas que tem os mesmos propósitos que você. Ofereça ajuda, espaço, trabalho em troca de intercâmbio. A internet pode ajudar a construir um novo circuito de cultura livre em bem menos tempo do que imaginamos!

O mais importante é usarmos toda essa nova estrutura de indivíduos interessados em agir para receber e educar novas pessoas, sejam elas antigas ou recém chegadas no meio independente. Faça conexões, pegue email, msn, twitter, facebook, mantenha as pessoas informadas das atividades que estão acontecendo e, principalmente, INCENTIVE a participação e a formação cultural. Não somos donos nem heróis de porcaria nenhuma, nem uma brigada de liderança de nada. Só pessoas interessadas em agir e por benefício próprio! Não devemos ter ciúmes do que temos e sim querer um levante generalizado sem controle algum. O sentimento de heroísmo e liderança nada mais é do que a presença do Estado dentro do indivíduo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s